A Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), com o apoio da Controladoria-Geral da União, realizou entre os dias 25 e 27 de junho, o I Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025, em Belo Horizonte (MG). Com o tema "Ouvidoria Contemporânea", o evento foi promovido em parceria com o Sistema Nacional de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (SisOuv), a Receita Federal e o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE/MG), e tem como objetivo fortalecer o papel estratégico das ouvidorias públicas na administração pública atual.
A programação incluiu palestras com especialistas, painéis temáticos e oficinas técnicas voltadas à qualificação de profissionais da área, troca de experiências e disseminação de boas práticas. O formato presencial do seminário busca estimular a interação entre os participantes e fomentar a criação de redes colaborativas entre as ouvidorias públicas brasileiras.
Entre os temas abordados estiveram inovação digital, escuta ativa, proteção de dados, diversidade, mediação de conflitos e gestão de ouvidorias. A expectativa foi de que o evento contribuiu diretamente para o aprimoramento da gestão pública e o fortalecimento do controle social, com a produção de um relatório final contendo os principais debates e recomendações.
O Pará foi representado pelos seguintes órgãos: OUVIDORIA GERAL DO ESTADO OGE, representado pela Assessora Kaliana Marques, SEMAS - Ouvidor Bruno Giovanni, SEFA - Ouvidora Milene Gonçalves, SEGUP - Ouvidora Liliane Barbosa e sua Assessora Irlana Santos, JUCEPA - Assessoras Mônica e Giovana








