Aconteceu nos dias 15 e 16 de março, em Belém, o II Seminário Estadual das Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo tema chamou a atenção para os desafios na direção da consolidação das Ouvidorias como instrumento de gestão.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) e, na oportunidade, o Ouvidor Geral do Estado, Arthur Houat, divulgou os investimentos em transformações digitais que estão aprimorando a gestão pública e qualificando a oferta de serviços em benefício dos/as usuários/as do estado do Pará.
O Ouvidor Geral destacou ainda o trabalho do Grupo de Transformação Digital, do Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias do Pará- SIGO, da Carta de Serviços aos Usuários e do Portal de Serviços. O SIGO e a carta/portal de serviços são ferramentas que incidirão diretamente na desburocratização e transparência da oferta dos serviços públicos.
Arthur Houat, com sua fala oportuna, foi ao encontro do público de mais de 250 ouvidores de saúde do estado e dos municípios que estavam presentes no evento.
Cabe destacar que as ouvidorias do SUS, são unidades administrativas para o exercício do controle social. As ouvidorias do SUS recebem reclamações, denúncias, sugestões, elogios, solicitações e informações com o intuito de atender as demandas dos usuários/as.
Estavam presentes no evento Andréa Nunes, Coordenadora Geral das Ouvidorias do Sus do Pará, o Secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o Secretário de Saúde do Município de Bragança, o médico Mário Ribeiro Júnior, a Ouvidora do SUS do estado da Bahia, Taís Tupinambá entre outros convidados. A programação do evento tratou dos temas de Gestão da Informação, Qualidade e Monitoramento dos Serviços de Ouvidorias, Tratamento de denúncias, o Papel da Ouvidoria na preservação e proteção dos dados pessoais – LGPD e, as práticas exitosas das Ouvidorias do SUS.
Data da publicação: 15/03/2023